Seguidores

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Convite e Rejeição


Lucas 14:16 ; 24 - Parabola da Grande Ceia.

Parábola relacionada com o preparo da igreja para o seu arrebatamento. A grande expectativa da Igreja no momento do seu arrebatamento. As bodas será o momento culminante. A Ceia do Cordeiro, preparada para a Igreja no seu arrebatamento.

Convite especial. Bênção especial para igreja nesta última hora. Bênção do poder dobrado do Espírito Santo, para suportar as opressões deste mundo que tentariam impedir o servo de ser arrebatado.

Na parábola: ( 3 desculpas de caráter descendente ): - apontam para baixo.

1ª) -

"comprei um campo"

 => o mundo do seu próprio interesse




2ª) -

"5 juntas de bois" ( 10 bois )
(vs. 19)
 => poderes dobrados que prendem o homem no chão
      ( principalmente o crente). Não o deixam olhar p/
      cima.




3ª) -
- "casei-me"
 => o homem comprometido com a carne


ENVOLVIMENTO GRADATIVO: ( de caráter descendente )

- ver
- "vi"
- andar segundo o conselho os ímpios
- experimentar
- "experimentei"
- deter-se no caminho dos pecadores
- comprometer-se
- "casei-me"
- assentar na roda dos escarnecedores

Na parábola, o que chama a nossa atenção é que as 3 desculpas para não comparecer no banquete estavam relacionadas àquilo que prende o homem a este mundo. Mas o que mais nos chama a atenção é com relação às CINCO JUNTAS DE BOIS.

Junta de bois: um poder dobrado que prende o homem à terra.
Porção dobrada do Espírito Santo: o poder que desprende o homem da terra

Assim, o Senhor revelou acerca de 5 poderes dobrados que prendem o homem a este mundo:

O Senhor revelou que as CINCO JUNTAS DE BOIS são:

1ª) -
PODER POLÍTICO
=> cargo eletivo, poder de mando, lideranças - projeção - fazer carreira política, destaque - envolvimento. Estar “assim” com o chefe. Gostar de dar jeitinhos. Resolver tudo de forma política. Só resolve as coisas pelo lado político.

2ª) -
PODER SOCIAL
=> relacionamento social, prestígio social, projeção social, querer aparecer nos meios sociais, compromissos sociais. "Secretário do Secretário". Viver de aparência.



3ª) -
PODER ECONOMICO
=> poderio do dinheiro que compra tudo. Ter crédito, cheque ouro, mostrar aparência. "O vizinho compra carro novo, eu também" Aquilo que vem do Senhor não empobrece. “Se as vossas riquezas...”. É uma bênção quando o bem material vem decorrente da benção espiritual. Possuir como se nada possuísse. “A experiência da irmã que, aquilo que perdia não era dela, pois não tinha ganho da parte do Senhor, mas aquilo recebido da parte do Senhor, ninguém lhe tirava.”



4ª) -
PODER CULTURAL
ou INTELECTUAL
=> Há o lado natural da cultura, mas não deve tomar o lugar do Senhor nas n/ vidas.  "Ser doutor, seja como for". Cultura para enfrentar competição. Globalização: necessidade de aprimoramento profissional. Paulo: "reputei por perda...".



5ª) -
PODER RELIGIOSO
(engloba todos os outros poderes)
=> Buscar na religião lugar de destaque. Cargos. Interesse material, p/q a religião aponta para o material. É materialista. Atendimento de necessidades das pessoas para esta vida aquí.. A religião absorveu todas as necessidades dos interesses pessoais: a vaidade, os negócios das pessoas. Um evangelho, onde as pessoas passam por ele, vivem nele, mas não têm uma experiência de vida eterna. Vivem sempre cheios de argumentos religiosos. Nada prende mais o homem à terra do que a religião, pois é materialista.

“A religião prende o homem no chão, por satisfazer suas necessidades somente para esta vida aqui. Às vezes as pessoas vêm da religião, conhecem a Obra, acham maravilhosa, mas não largam suas razões, seus argumentos e pontos de vista. Permanecem firmados neles.”

I Reis 19 : 19-21 - A experiência de Eliseu com Elias.

Eliseu era lavrador de terras. Lavrava com 12 juntas de bois: 24 bois. 12 é o número da doutrina, ou seja: tratava-se de um alto grau de envolvimento com aquilo que fazia. Já estava com a “cabeça feita” naquilo. Tratava-se de um tipo de trabalho em que o homem fixa os olhos no chão e não vê mais nada. Só olha para baixo. O arado, por exemplo, prende a atenção dos olhos ao chão. É o apôio do homem naquilo que é madeira.

A capa de Elias: poder dobrado do Espírito Santo do Senhor que estava sobre Elias.
A capa de Elias lançada sobre Eliseu: símbolo do convite para receber essa porção dobrada do Espírito Santo.
Situação de Eliseu naquele momento: já estava lavrando com a duodécima junta de bois. Já tinha passado por todas as demais.

Disposição de Eliseu para receber a porção dobrada: (só dependia das seguintes condições)
n matar a junta de bois - desprendimento do poder dobrado deste mundo
n queimar a madeira ( “os aparelhos do carro” ) - submissão daquilo que é do homem à ação do fogo do Espírito
n cozer (cozinhar) a carne. - submissão da carne à ação do fogo do Espírito

Eliseu fez isso quando estava com a duodécima. Já estava alto o grau de comprometimento dele com aquilo que era da terra. Mas foi ali mesmo(naquela junta de bois com que ele estava)  que ele decidiu a questão de desarraigar-se daquilo que era terreno. Tanto que nem mesmo se mencionam as demais juntas de bois.
Eliseu era lavrador. Trabalhava ligado à terra. Junta de bois. Arado. Apoio do homem na madeira.

Matar a junta de bois: poder dobrado nesta última hora, para estar preparado para comparecer à Ceia do Cordeiro. Desprendimento para o serviço do Senhor. Desprender do mundo, para sair dele para o arrebatamento.

O preparo do servo para receber a porção dobrada:
I Reis 19 : 21
Correu a Elias

- decisão urgente de deixar tudo aquilo que prende à terra e correr em direção à bênção do Senhor

Seguia a Elias
- (Gilgal-Betel-Jericó-Jordão)

- Viver uma vida dirigida pelo Espirito Santo. No Jordão Elias dobrou a capa: A porção dobrada do Espírito Santo se completa em nós na nossa experiência c/ Jesus, o rio da vida.

Servia a Elias

O Servir somente ao Senhor. A posição de servo.
A instrumentalidade.

“Bem aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim”

A rejeição do Senhor: “Não provarão da minha ceia”. Nem com jeitinho.

Em lugar da carne só ficará o bênção do Espírito Santo. Eliseu tinha consciência daquilo que o Senhor queria dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário